O secretário municipal de Planejamento Urbano de São Paulo, Miguel Bucalem, chegará no dia 5 à África do Sul em viagem oficial da prefeitura e bancada pelo erário, informam os jornalistas Eduardo Arruda, enviado especial a Johannesburgo, e Juca Kfouri, colunistas da Folha.
Segundo a reportagem, publicada nesta quarta-feira (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal), o prefeito Gilberto Kassab nomeou seu secretário para definir o modelo de negócio utilizado para a construção do estádio paulista da Copa-2014, em Pirituba.
Bucalem vai conhecer o planejamento financeiro para a construção e modernização dos estádios. O prefeito chega a Johannesburgo no próximo dia 6, mas não deve participar das discussões técnicas.
Conforme a Folha apurou, a ideia da prefeitura é realizar Parceria Público Privada para erguer o estádio em Pirituba -- a administração Kassab já informou, repetidas vezes, que não investirá dinheiro para a construção da arena.
O estádio Soccer City, palco da abertura e da final da Copa-2010, deve servir de parâmetro para o Piritubão. Após descartar o Morumbi, a Fifa articulou para "ensinar" os paulistas a como fazer seu estádio.
Leia a reportagem completa na Folha desta quarta-feira, que já está nas bancas.
A Prefeitura de São Paulo confirmou a viagem de Bucalem para a África do Sul com erário público. Disse ainda, em nota, que o objetivo é "de conhecer as experiências de sucesso relacionadas à realização da Copa do Mundo".
"Entre os interesses, saber como a cidade sul-africana aproveitou a realização da Copa para potencializar o seu desenvolvimento urbano, a revitalização de áreas e a implantação de infraestrutura urbana", completa a nota.