Candidata petista aparece com 49% das intenções de voto, contra 29% do tucano, seu principal adversário
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, abriu 20 pontos de vantagem sobre o rival tucano José Serra (PSDB), segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. No levantamento, Dilma aparece com 49% das intenções de voto, contra 29% contabilizados por Serra. A candidata do PV, Marina Silva, manteve-se com 9% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos somaram 4%, enquanto 8% dos entrevistados não souberam dizer em quem vão votar. Os demais candidatos à Presidência não chegaram a atingir 1% das intenções de voto.
O levantamento confirma o cenário traçado por outras pesquisas divulgadas nas últimas semanas, que apontam para uma vitória de Dilma no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, a candidata petista teria 55% dos votos válidos, ultrapassando a soma da pontuação obtida por seus adversários.
No quesito de rejeição, Dilma mantém a mesma porcentagem desde maio, que é de 19%, enquanto Serra aparece com 29%, dois pontos percentuais a mais que na semana passada.
A margem de erro da pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram realizadas 10.948 entrevistas em todo o País nos dias 23 e 24 de agosto. No levantamento anterior, Dilma tinha 47% das intenções, contra 30% de Serra e 9% de Marina.
Em um eventual 2º turno, Dilma aumentou sua vantagem em relação a Serra de 14 para 19 pontos. A petista possui 55% das intenções, enquanto o tucano tem 36%.
Fonte Datafolha.